Minha lista de blogs

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Tribos de Israel.


Sociedade judaica que não tem para nós o mesmo sentido seus costumes e o cisma de sua época (cisma significa separação de grupos ou pessoas), na verdade trata se das dez tribos de Israel vamos falar do início e das marcas que deixaram na história.
Samaritanos depois da cisma das dez tribos estabeleceram a Samaria tornando se assim a capital dos dissidentes, de Israel, destruída e reconstruída várias vezes ela foi para os romanos as quatro divisões da Palestina. Herodes, dito o grande embelezou com suntuosos monumentos, para agradar a Augusto deu-lhe o nome de Augusta em grego significa cibaste. O povo samaritano esteve sempre em guerra com os reis de Judá tinham verdadeira aversão que se perpetuou entre dois povos e mantiveram afastado de todo e qualquer relação para não ter que ir as festas e ritos religiosos construíram um templo e adotaram algumas reformas em seu novo templo o Pentateuco contendo a lei de Moises. Rejeitando todos os livros ditos como sagrado seus livros eram escritos pelos antigos hebreus, da mais alta antiguidade.
Para o Judeus ortodoxo era muito grave, eram vistos como heréticos, anatematizados significa eróticos. Os samaritanos encontram se até hoje em algumas regiões chamadas de Levante conhecida como Naplouse e Jaffa. Continuam observando a lei de Moises com mais rigor que os outros judeus e não contraem aliança se não entre eles.
Essas divisões ficaram conhecidas como os primeiros protestantes nazarenos, nome dado na antiga lei dos judeus para quem fazia voto de castidade e abstinência ao álcool, conservando assim a pureza e cabeleira, Sansão, Samuel e João Batista eram nazarenos esta foi o nome de uma seita herética dos primeiros séculos da era cristã.
Da mesma forma que os Ebionitas, que significa pobres, eles adotavam princípios mas misturavam tudo, as práticas do mosoismo com dogmas cristãs esta seita desapareceu no quarto século. Para se ter uma idéia, que ao longo dos séculos as mudanças de dogmas sempre existiu, fariseus formavam parte importante da teologia judaica e defendiam teses religiosas, discussões intermináveis entre essas seitas mais importante era dos fariseus escribas secretários dos reis doutores que ensinavam a lei de Moises ( sinagoga assembleia ou congregação), tudo acontecia no templo de Salomão, lugar de peregrinação dos judeus festa de pascoa, dedicação ao tabernáculo reuniam se no sábado com escribas doutores da lei, por isso Jesus sem ser doutor ensinava nas sinagogas no espaço onde se manifestavam pessoas do povo. Saduceus outra seita formada pelo ano 248 a.c, Essenios outra seita fundada 150 anos antes a.c sempre com novos conceitos religiosos, terapeutas cuidar tinha como significado servidores de Deus eram curandeiros semelhantes aos essênios e devotados ao celibato contemplavam uma vida solitária, filom filosofo judeu Platônico de Alexandria foi o primeiro que falou dos terapeutas seita também do judaísmo.