Minha lista de blogs

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SALVE OGUM DAS MATAS

Conheci uma médium de nome Sinhá Dedé nascida e criada em sua aldeia, eu também médium cavalo de Ogum Megê meu irmão mais jovem também trabalhava com Ogum Beira-Mar entidade bem conhecida.
Era costume ficar girando em velocidade até todos os guias chegarem, estávamos ali por orientação de nossos guias até porque o lugar pertencia a comunidade negra descendente de escravos, era muito raro encontrar pessoas brancas ou mestiças por ali até porque o local era bem isolado.
 Sinhá Dedé não sabia ler nem escrever mas tinha doutorado em conhecimento de ervas, Seu Ogum das Matas filtrava a ela o conhecimento e tratamento com as ervas da mata, vou citar um exemplo contra bebida ou cigarro havia uma planta rasteira na mata de cor verde amarelada, quando deixado a noite em um copo de água e tomado pela manhã em jejum, tratamento feito por algum tempo a pessoa não suportava mais bebida alcoólica e cigarro.

Quarenta anos se passaram estava eu num final de tarde vendo o sol sumir no horizonte, meu pensamento ia longe perdido no tempo, afinal estava de passeio visitando meus familiares quando meu irmão me interrompeu falando:

-Esta longe hein..

Respondi: - Bah...quanto silencio. Então me disse temos uma tarefa hoje, terreira no Ogum das Matas vamos subir a aldeia tem uma surpresa pra ti.

Pensei deve ser algum médium jovem quero conhece-lo, quando chegamos na aldeia senti uma sensação que não posso descrever em palavras. O salão era o mesmo chão batido, algumas pessoas entraram junto com a gente alguém pediu para nós sentarmos, os trabalhos tinham sido aberto e estava no meio da corrente uma senhora auxiliadas por duas jovens, fiquei de olhos arregalados eu não estava sonhando, era a própria Sinhá Dedé e a medida que o ponto era firmado o Ogum das Matas fazia-a andar sozinha no meio do salão.

 Sempre tive uma emoção aflorada protegido pela penumbra do terreiro me deixei chorar de emoção por algum tempo, do lado de fora nunca a  brisa da noite me fez tão bem.

 Umbanda é paz e amor um mundo cheio de luz a continuação os umbandistas conhecem .

Ademir Machado